Afinal, por que uma galáxia é espiral?

O seminário do programa "Astronomia ao Meio-Dia" com o título "Afinal, por que uma galáxia é espiral?" será apresentado por Carlos Moreira Coelho, Pós-Graduando no IAG-USP. Resumo: Desde 1850, quando Lord Rosse observou, pela primeira vez em detalhes, a galáxia M51 e desenhou seus padrões espirais expressivos, uma pergunta permaneceu no imaginário científico: por que essas estruturas se organizavam em um padrão tão bem definido? Depois do Grande Debate de Curtis e Shapley em 1920, e das medições de expansão do universo por Hubble em anos seguintes, pouco a pouco se aceitou que essas “nebulosas espirais” eram galáxias, sistemas separados e alguns deles tão extensos e massivos quanto a nossa própria Via Láctea. Mas só passamos a compreender o que essas espirais poderiam ser quando, em 1964, Lin e Shu descreveram esses braços como ondas em um disco galáctico, sendo até hoje a teoria física mais aceita para explicá-los. Mais de seis décadas depois, gradativamente mais se sabe sobre a complexidade de fenômenos que afetam a evolução de uma galáxia, desde o meio interestelar, a evolução das estrelas, a formação estelar, o enriquecimento químico, até o ambiente e a evolução cosmológica do universo. Além disso, percebemos a grande variedade de braços, sejam eles fragmentados, múltiplos, duplos, simétricos e assimétricos, e novamente dúvidas aparecem sobre eles. Seriam permanentes, ou transitórios? Como são formados? Como afetam o sistema dinâmico que fazem parte? E como extraímos conclusões da evolução de uma galáxia a partir dessa estrutura? Afinal, o que realmente faz com que algumas galáxias tenham uma espiral? – O programa "Astronomia ao Meio-Dia" tem como objetivo a realização de palestras com linguagem acessível, direcionadas a estudantes de graduação. As apresentações acontecem sempre às quintas-feiras, às 12:00, no Auditório Prof. Dr. Paulo Benevides Soares, no Bloco G do IAG/USP. https://www.iag.usp.br/cultext/projet...