Por dentro do patio de Ourinhos parte 2

A Companhia Ferroviária São Paulo-Paraná foi uma empresa ferroviária brasileira constituída a partir de 1920, inicialmente como Companhia Ferroviária Noroeste do Paraná, após concessão do Estado do Paraná para construção de uma ferrovia. Em 12 de junho de 1924 foi inaugurada oficialmente, sendo seu primeiro trecho desde a estação de Ourinhos, no estado de São Paulo, à estação Leoflora[1], no estado do Paraná. Em 1928, foi assumida pela Paraná Platations, de capital inglês, a qual deu continuidade ao projeto ferroviário rumo a oeste, adentrando o Estado do Paraná, seguindo ao sul do leito do Rio Paranapanema. Foi a principal propulsora do desbravamento e desenvolvimento do norte do Estado do Paraná junto da Companhia de Terras do Norte do Paraná, também pertencente à Paraná Plantations, ocasionando no surgimento de diversas cidades, entre elas o importante município de Londrina. Fonte :Wikipedia