A 'BYD Brasileira' que o governo destruiu em 1990

Em 1974, enquanto o mundo entrava em colapso pela crise do petróleo, um engenheiro brasileiro apresentava o primeiro carro elétrico da América Latina. Não era um protótipo: era o Itaipu E-150, da Gurgel Motores. Cinquenta anos antes de Tesla e BYD dominarem o mercado, João Gurgel já tinha a visão de um futuro movido a eletricidade e tecnologia 100% nacional. Mas o que aconteceu com essa promessa? Como uma montadora que exportava para o Oriente Médio e tinha 8 mil sócios brasileiros simplesmente desapareceu? Neste vídeo, mergulhamos na história épica e trágica da Gurgel Motores. Do auge com o BR-800 — o carro do povo — às decisões governamentais da era Collor que selaram o destino da única montadora genuinamente brasileira. Neste documentário você vai ver: O nascimento da Gurgel e o gênio de João Augusto Gurgel. O Itaipu E-150: o carro elétrico brasileiro que chegou cedo demais. O projeto BR-800 e a maior campanha de capitalização popular da nossa história. O "golpe fatal": como a abertura de mercado e mudanças no IPI destruíram a Gurgel. O triste fim de um sonho e o legado que permanece. A Gurgel foi vítima do sistema ou de seus próprios erros? Deixe sua opinião nos comentários. Capítulos do vídeo: 0:00 O primeiro carro elétrico da América Latina 1:01 João Gurgel e a Ousadia Brasileira 2:58 O Sonho brasileiro e o Ambicioso BR-800 5:43 O Fim do Sonho Nacional 7:58 O Fim da Gurgel: Da concordata à falência 10:02 A Herança da Gurgel e o Futuro Elétrico #Gurgel #CarroEletrico #IndustriaNacional #HistóriaAutomotiva #BR800 #GaragemDeMemorias