DANIEL CHIPENDA, A ÁLA POLÍTICA DO MPLA TROUXE MILITARES BOERS EM ANGOLA

A Revolta de Leste (RDL) foi uma organização nacionalista angolana liderada por Daniel Chipenda, que lutou pela independência de Angola.A RDL obtinha o seu apoio da etnia Ovimbundu. Em Maio de 1966, Chipenda, então membro do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), abriu a "Frente Leste", expandindo significativamente o alcance do MPLA em Angola. Quando a FL entrou em derrocada, Chipenda e o líder do MPLA, Agostinho Neto, culparam-se mutuamente. Em 1972, a União Soviética apoiou a facção de Chipenda, oferecendo-lhe ajuda. Opôs-se à liderança mestiça do MPLA e desconfiava da União Soviética, apesar do apoio que dela recebia. Chipenda deixou o MPLA em 1973, fundando a Revolta de Leste com 1.500 ex-companheiros do MPLA.[3] A Revolta de Leste também recebeu ajuda dos governos da Zâmbia e da África do Sul. Em 1973, a União Soviética convidou Agostinho Neto para ir a Moscovo e informou-o que Chipenda planeava assassiná-lo.[3] Embora Chipenda tenha aderido à Frente de Libertação Nacional de Angola (FNLA) em Setembro de 1974 [5] a existência da Revolta de Leste continuou e as forças da RDL lutaram contra o MPLA em Fevereiro de 1975. ( Wikipédia) Bem Haja