Carlos Santos & África Verde - Migué | 🇸🇹, 1990

pt canção pertencente ao disco "Êchigá Hora Zá! Bom Dia Primo", gravado por Chico Paraíso e Carlos Santos com acompanhamento musical dos África Verde. Este disco foi gravado em 1990 pela editora do importante músico santomense Gilberto Gil, a Gilberto Gil Umbelina, e nele vivem algumas das canções e ritmos mais vibrantes da ilha de São Tomé e Príncipe. notas de edição do disco: «Em 31 de Dezembro de 1989, no Fórum Picoas, em Lisboa, realizou-se um espectáculo intitulado “Noite d’Uvodô”. Em [língua forro], Uvodô significa festa. O espectáculo de Dezembro de 89 teve como objectivo, para além da sua componente musical, apresentar diversas vertentes culturais do povo de S. Tomé e Príncipe, numa procura de divulgação do património daquele país africano. Divulgação no sentido de, procurando sensibilizar empresários e agentes turísticos, numa perspectiva que interligue cultura e turismo, dar a conhecer as gentes do país... os «Forros», os «Angolares» ou os «Tongas», de S. Tomé, os «Minuye» ou «blós» do Príncipe, o seu clima, os seus rios, a sua gastronomia... e a monumentalidade física das duas ilhas, bem como as suas belezas naturais, únicas no mundo. O espectáculo musical, a “Noite d’Uvodô”, dividiu-se em duas partes: uma exibição a solo, por mim desempenhada, e a actuação de um grupo «África Verdêro», oriundo da Ilha do Príncipe e que chegou a Lisboa em Dezembro de 89, trazendo a canção. Santo António, padroeiro da cidade do mesmo nome, no Príncipe. Alguns elementos do grupo permaneceram em Portugal, a meu convite, até Maio de 89, para gravarem com Chico Paraíso e Carlos Santos este belíssimo álbum «Échighora zá! Bom dia Primon», em português, já chegou a hora! Bom dia Primon. Chico Paraíso, fundador do «África Verdêro», autor e compositor, pupilo da Escola «Dabôs do Ritmo», cantor de charme e de intervenção, interpreta neste álbum, em [lungu’ie], quatro temas, entre os quais «Chicopoca», uma denúncia da degradação vergonhosa em que se encontra o património arquitectónico de S. Tomé e Príncipe. Por seu turno, Carlos Santos é um natural de S. Tomé, autor-compositor que canta em língua forro, e vive no Príncipe há vários anos. É filho de Filipe Boca, ex-dirigente da banda local, e interpreta também canções de charme. Chico Paraíso e Carlos Santos, com este «Echoj gora zá! Bom dia Primon», trazem-nos o ambiente das ilhas do equador, carregadas de história... É também do seu povo, mergulhado no anonimato dos seus rios, cascatas, lagoas e praias, na pujança de uma Natureza que lhes molda o carácter e a cultura. A capa deste disco ostenta dois monumentos da cidade de Santo António, na ilha do Príncipe: o Palácio do Conselho, que guarda valiosos documentos da época dos «contratados» e a antiga casa comercial «Lope Jaca», cuja viúva, M. Umbelina, ainda vive. São dois importantes espólios culturais, que bem mereciam o cuidado das entidades responsáveis, de forma a evitar a sua degradação total, e a perda de parte importante da história de S. Tomé e Príncipe. É um processo que precisa de ser iniciado, alargando o seu âmbito à defesa ecológica das praias e outras zonas com que a Mãe Natureza tão magnificamente dotou a nossa Terra, as nossas ilhas de S. Tomé e Príncipe.» en This song is taken from the album Êchigá Hora Zá! Bom Dia Primo, recorded by Chico Paraíso and Carlos Santos with musical accompaniment by África Verde. The album was released in 1990 on the label of the influential São Toméan musician Gilberto Gil Umbelina, and it contains some of the most vibrant songs and rhythms of São Tomé and Príncipe. Label: Gilberto Gil Umbelina – G.G.U./LP/02 #sãotoméepríncipe #worldmusic #africanmusic #emrotacao #vinyl #músicaafricana