Cladística

#Biologia #Cladística #Cladograma Aula voltada para o Ensino Médio e estudantes do ENEM sobre a cladística. Roteiro logo abaixo. Devido a falta de espaço não é possível colocar a bibliografia do vídeo, caso queira, entre em contato e eu envio. Roteiro do vídeo: É normal nós pensarmos em parentescos de organismos, organizar a arvore genealógica da nossa família para ver quem veio de quem e entender como somos o que somos. Na ciência isso não é diferente, mas é ampliado. Os cientistas, dentro da área comentada antes, a filogenia, possuem uma forma de fazer essas arvores genealógicas, mas ao invés de um organismo, espécies inteiras, essa forma se chama cladistica. Essa ciência foi criada em 1950 por um entomólogo (Butterfree) chamado Willi Hennig, porém só começou a ser realmente utilizada a uns 30 anos atras. Isso aconteceu pois Willi era alemão e seus textos estavam em alemão, logo, poucos tinham informações sobre o assunto. Esse cara foi tão importante que toda a teoria proposta por Wallace e Darwin só puderam ter base devido a forma como ele propôs que as análises de parentesco que são feitas, identificando os padrões evolutivos mais antigos e ajudando a filogenética a trabalhar esses conceitos. Mas o que é cladistica? Ela propõe uma grande arvore genealógica (Arvore genealógica X-man) onde os organismos são classificados de acordo com seu parentesco evolutivo e o tempo que estão de seu ancestral comum. Assim, duas espécies que vieram de um ancestral comum devem estar conectadas e quanto mais distante os grupos de espécies através de um ancestral comum, maior a distância (Colocar uma imagem de cladograma e ir indicando) Tudo isso de forma representativa tem o nome de cladograma, que vai organizar todas essas informações em forma de árvore como estamos vendo. As informações colocadas dentro desse esquema e a forma que é montado vem da filogenética, em especial de caracteristicas morfológicas e genéticas. Mas como será que conseguimos separar eles e deixar bonitinho dentro dessa árvore? Alguns conceitos nesse sentido são importantes, e vamos apresentar para vocês. Se pararmos para pensar, todos os organismos em algum ponto possuem um ancestral comum, então como montamos a árvore para deixar os mais próximos organizados em grupos? Para isso utilizamos caracteres sinapomorficos, que são aquelas características dos organismos que são compartilhadas por eles e por mais nenhum outro e filogeneticamente novas. Um ótimo exemplo são aquelas asas duras que os besouros têm (Asas do tipo élitro), isso é uma característica que só o besouro tem dentro de todos os insetos, logo, é um caractere sinapomorfico dos besouros. Logo, podemos dizer que os besouros pertencem a um clado, e se estendermos isso, os insetos pertencem a um clado. Logo, podemos também colocar como conceito que um grupo com um ancestral comum é chamado de clado. Agora pode acontecer de uma característica sinapomorfica ser desenvolvida apenas em um clado ou táxon que está extinto, ou seja, uma característica nova que apenas ele tem, mas não existe mais pois não tem mais nenhum desses organismos vivos, isso é chamado de Autapomorfia. Um outro conceito importante é o de características homólogas, ou seja, estruturas de um organismo que possuem um mesmo ancestral comum, podendo ou não ter a mesma função, mas vieram de um mesmo lugar. Como por exemplo os braços de mamíferos, tendo remos nas baleias, asas nos morcegos, pernas nos cavalos e braços nos humanos, todos vieram de uma mesma estrutura ancestral e podem ser comparados para identificar os caracteres sinapomorficos citados anteriormente. É importante dizer que ainda nesse exemplo, quando uma característica homologa se modifica de forma que difere da estrutura primitiva, temos na cladistica uma Apomorfia dentro de uma linhagem, enquanto a característica ancestral que agora não existe mais no clado é chamada de Plesiomorfia. Assim, se em sua árvore genealógica tudo for bonitinho, todos os organismos dentro de um grupo possuindo um ancestral comum, com características sinapomorficas bem distintas, temos um grupo monofilético, ou seja, um agrupamento que possui apenas um ancestral comum (mono = um). A ideia de Hennig se encerrava ai, uma cladistica pura que represente os organismos no ambiente deve obrigatoriamente seguir esses conceitos citados anteriormente. Porém a natureza não costuma respeitar o que queremos, então criamos outras formas de ver como ela se comporta para entender os processos que a evolução acontece, assim podemos organizar os organismos em novos agrupamentos, como: Os grupos polifiléticos, que são organismos que não possuem um ancestral comum próximo, mas por evolução convergente adquirem as mesmas características devido a uma pressão ambiental. Ou os grupos parafiléticos, que são conjuntos onde todos os organismos possuem um ancestral comum, porém um ou mais deles vem de uma outra origem evolutiva, é como se fosse quase um grupo monofilético, com apenas alguns intrusos.