CVSESSIONS #46 ''Mão Morta - Budapeste'' acoustic cover

Publicação FB: Só em solo sagrado Luso se poderia iniciar uma banda porque alguém que nunca viste te diz que ''tens cara de baixista''... 😛se isto não define um início épico não há nada que o faça 😍 🧐Joaquim Pinto ouviu isso mesmo de Harry Crosby baixista dos Swans após um concerto em Berlim (em 1984 portanto com o muro ainda intacto) no regresso a Braga comprou um baixo, convidou Miguel Pedro para a guitarra e o futuro sr doutor advogado Adolfo Luxúria Canibal 🙏 para a voz, formando assim os ''Mão Morta'' mão morta vai bater àquela porta 🤩 Começaram a dar nas vistas no ano seguinte ao vencerem o prémio Originalidade do Rock Rendez Vous 💪 (ganho anteriormente pelos Pop dell'Arte banda que encontrariam muitas vezes no seu percurso) Gravaram em 87 dois temas pela Radio Universidade Tejo a que juntaram mais alguns para a edição da k7 Mão Morta e entraram na história por terem sido considerados pelo Blitz já em 1988 como a 9a melhor banda Nacional isto apesar de só terem editado alguns meses depois o álbum de estreia ''Mão Morta'' (E Se Depois, Sitiados, Oub'lá) 1989 acabaria por ficar para a história dos Mão Morta como aquele em que Adolfo Luxúria Canibal infligiu a si próprio vários golpes numa perna 😮 num concerto realizado num Rock Rendez-Vous completamente lotado. Meses depois, o Canibal justificava-se dizendo que o Rendez-Vous estava demasiado cheio, com um ambiente “de cortar à faca”, e antes que pudesse acontecer alguma desgraça decidiu mostrar sangue, “porque o sangue acalma os ânimos” 😎 mas com o calor da prestação não se tinha dado conta da gravidade das lesões…🙏🙏🙏 Pouco depois disto o fundador Joaquim Pinto saiu e cedeu o lugar ao baixista dos Pop dell'Arte José Moura, António Rafael entrou para as teclas e posteriormente Sapo o guitarrista tambem dos Pop dell'Arte. Em 1990 editam o segundo álbum ''Corações Felpudos'' (Facas em Sangue, Fado Canibal) Em 1991 o ''O.D., Rainha do Rock & Crawl'' (Bófia, Anarquista Duval, Quero morder-te as mãos) E em 1992 editam um dos melhores álbuns tugas dos 90, o ''Mutantes S.21'' 😎 o primeiro álbum conceptual da banda, um mergulho no sub-mundo de algumas cidades europeias. Entre Lisboa, Berlim, Amesterdão, Paris, Barcelona e pois obviamente ''Budapeste'' cujo videoclipe foi gravado pelo programa juvenil da RTP2 ''Pop-Off'' 😮 (uma forma de ajudar as bandas independentes) e daqui transitou para outro programa (diário, disto lembro-me eu 😍) na RTP1 o ''Vira o video'' que passava os vídeos mais solicitados pelos espectadores, e deste sucesso transitou para a conquista das rádios nacionais, obrigado RTP2 pelo serviço público 💪 O lado teatral de Adolfo nas actuações elevou a banda ao Culto que é uma coisa que muitos almejam mas poucos conseguem, confrontos que os MMorta provocaram com a polícia em Mirandela 😎, o (e passo a citar) ''deboche em palco'' que lhes valeu uma interdição prolongada na Universidade de Aveiro 😱, e o histerismo colectivo de uma plateia completamente inconsciente dos seus actos que levaram à destruição do Teatro-Circo em Braga 👹, só se aguentaram mesmo as paredes... 😂 gloriosos anos 90 Editaram pela BMG em 94 o ''Vénus em Chamas'' e em 95 o ''Mão Morta Revisitada'' em que além de dois originais gravaram versões de alguns temas mais antigos dos 10 primeiros anos de banda (o Oub'lá parece assim uma cena dos Young Gods 🤩). O Adolfo continua um senhor doutor e participou nestes últimos 30 anos em variadíssimas cenas musicais, Golpe de Estado, Moonspell, Clã, Diva, Mundo Cão, Quinta do Bill, Amor Electro... 🧐 Os Mão Morta até aos dias de hoje editaram 12 álbuns de estúdio, alguns 7 de concertos e 3 compilações, é muito material (bom) que sustenta o Culto 🙏