ENTENDA SÃO COSME E SÃO DAMIÃO E A CULTURA DO DOCE

São Cosme e São Damião são santos muito populares no Brasil. Além da devoção entre os católicos, também foram sincretizados pelas religiões de matrizes africanas que eram impedidos de manifestar a sua cultura e religião. Os negros escravizados conciliaram os santos com os orixás Ibejí, que na cultura iorubá eram duas crianças gêmeas. Seus nomes eram Ácta e Pássio, nasceram na Égia, hoje Ayas, no Golfo do İskenderun, Cilícia, Ásia Menor. Foram iniciados no catolicismo pelos pais. Seu pai foi perseguido por professar a fé cristã e ser tornou mártir. Sua mãe se tornou santa da igreja católica ortodoxa e seus irmãos também foram mortos na perseguição contra a família. Estudaram medicina e ciências na Síria e lá começaram a cuidar de pessoas enfermas. Não cobravam nada pelos atendimentos que faziam, pois como aprenderam a caridade cristã, tinham como objetivo salvar as vidas e as almas das pessoas, oferecendo palavras de amor e paz para aqueles que quisessem ouvir e mudar de vida. Ficaram famosos pelas curas e a posição que tinham. Isso fez com que o imperador Diocleciano perseguisse os irmãos e sua família para que deixasse que pregar o cristianismo, que ainda não era a religião do império romano. Os irmãos continuavam a fazer seus trabalhos e ações sem temer ao imperador que mandou prender e torturar os dois. Depois de muitas torturas, Ácta e Pássio não negaram a sua fé e foram decaptados. Suas famas aumentaram mais e ao longo do tempo muitos milagres foram atribuídos a eles. Em 527, se tornaram Santos da Igreja católica e ortodoxa, se tornando exemplo de fé e devoção. Em 1530, Duarte Coelho, fundador de Olinda e administrador colonial, chega ao Brasil, se estabelece em Pernambuco. Em 1535, manda erguer uma igreja em homenagem aos seus santos de devoção, São Cosme e São Damião. Essa igreja fica na cidade de Igarassu e é considerada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) a primeira igreja católica no Brasil. Com o início da Umbanda no país, os adeptos começaram a cultuar as figuras dos santos com as figuras dos erês, entidades crianças filhas dos orixás de umbanda. Isso faz com que a oferenda em forma de doces seja feita em muitos terreiros pelo Brasil e os santos se tornem extremamente populares. Entretanto, junto com a popularidade também acontece a intolerância religiosa, que criam lenda que dizem que os doces dados em saquinhos para as crianças são partes de ofertas a seres malignos, uma inverdade. Grande parte da sociedade desconhece o fato de que os próprios santos enquanto estavam vivos, davam doces para crianças doentes para que eles ficassem mais felizes em um momento de dor. Ou seja, a tradição de dar doces vem dos próprios santos. Neste vídeo, trago algumas explicações para que a intolerância que existe nesta forma cultural brasileira possa diminuir e todos possam entender que não há mal nos doces dados e sim na mente humana que permanece fechada e retrocedendo. Se inscreva, curta e compartilhe para informação chegar a mais pessoas! Me siga nas redes sociais!   / andrechurroos     / andrechurros