como a TERRA passou 2 MIL ANOS no LUGAR ERRADO

Durante mais de dois mil anos, a humanidade acreditou que a Terra ocupava o centro do universo. Tudo parecia fazer sentido: o Sol, a Lua, os planetas e as estrelas pareciam girar ao nosso redor. Mas um detalhe estranho no céu começou a desmontar essa visão: o movimento retrógrado dos planetas, especialmente Marte, parecia indicar que algo estava no lugar errado. Neste vídeo, você vai entender como Aristóteles, Ptolomeu, Copérnico, Kepler e Galileu participaram de uma das maiores revoluções da história da ciência: a mudança da Terra do centro do universo para apenas mais um planeta orbitando o Sol. Essa não foi uma mudança física, mas uma mudança de perspectiva. A Terra não saiu do lugar por causa de um asteroide, de uma colisão cósmica ou de alguma força gravitacional misteriosa. Ela mudou de lugar dentro da mente humana. O universo deixou de ser uma estrutura feita para colocar a humanidade no centro de tudo e passou a ser algo muito maior, mais estranho e muito menos confortável. Neste vídeo, você vai ver como o modelo geocêntrico tentou explicar o céu com epiciclos, como Copérnico propôs o heliocentrismo, por que sua ideia ainda tinha problemas, como Kepler resolveu parte do mistério ao descobrir as órbitas elípticas e como Galileu, com suas observações telescópicas, ajudou a tornar o heliocentrismo quase impossível de negar. Essa é a história de como movemos a Terra para o lugar certo sem mover uma única rocha. _____________ Apresentação e Direção: Davi Calazans Roteiro: Raabe Andrade Edição: Rodrigo Fernandes _____________ Este canal faz parte do Science Vlogs Brasil. _____________ Busque as referências deste vídeo no link no canal. 615