RTP | Programa Pérolas do Oceano - Fórum Empresarial Corredor do Lobito Angola-UE 2026

Reportagem do programa "Pérolas do Oceano", da Rádio e Televisão de Portugal (RTP), sobre o Fórum Empresarial Corredor do Lobito Angola-UE 2026, realizado em Luanda nos dias 5 e 6 de Maio de 2026. A reportagem inclui declarações de Rosário Bento Pais, Embaixadora da União Europeia em Angola, sobre o papel estratégico do Corredor do Lobito na aproximação económica entre Angola e a União Europeia. A reportagem foi transmitida a 16 de Junho de 2026. Com uma estrutura em duas fases, o Fórum arrancou com uma primeira fase online, entre 16 de Março e 4 de Maio de 2026, com sessões informativas, briefings sectoriais e encontros virtuais B2B, antes de se concretizar presencialmente em Luanda, reunindo líderes, investidores e empresas de Angola, dos países vizinhos do corredor e da União Europeia. O objectivo comum foi acelerar o desenvolvimento dos sectores da Agricultura, Agroindústria e Transportes e Logística ao longo de uma das rotas comerciais africanas com maior potencial de crescimento, transformando o diálogo em parcerias concretas e mobilizando financiamento para investimentos ao longo do Corredor do Lobito.